Os Esteróides Produzem Alopecia?

Resultado de imagem para Esteróides

Os Esteróides Produzem Alopecia?

O uso de esteróides anabolizantes pode contribuir para potenciar o tipo de queda de cabelo mais frequente (alopecia androgenética), de predomínio em fases iniciais e intermediárias na parte da frente e em cima.
Os hormônios esteróides são produzidos em células dos testículos (testosterona), o córtex adrenal (aldosterona, cortisol, DHEA) e os ovários (estrogênio, progesterona).

O uso de suplementos que fornecem os medicamentos anabolizantes pode ser clinicamente útil em alterações musculares e ósseas, anemia, recuperações pós-cirúrgicas… mas o uso em outros campos como o esporte fisiculturismo pode resultar em efeitos colaterais importantes. Estes riscos dependem em grande medida do tipo de esteróide anabolizante usado, diretrizes e dose de administração e serão mais freqüentes e intensos em esteróides pouco estudados ao utilizar doses muito elevadas de qualquer um deles. Além disso, há que considerar o fator individual que faz com que algumas pessoas sejam mais propensas do que outras a desenvolver efeitos adversos.
Entre os esteróides anabolizantes, mais conhecidos estão a oximetolona, a nandrolona, a metenolona, a dronostanolona, o stanozolol e vários preparados de testosterona, todos comercializados com nomes diferentes, que variam conforme os países.

Resultado de imagem para queda de cabelo

Os efeitos secundários mais frequentes são o acne, alterações analíticas (transaminases, bilirrubina, perfil lipídico…), alterações cardiovasculares (hipertensão, problemas cardíacos, hipertrofia ventricular, isquemia do miocárdio, problemas de coagulação, arritmias…), disfunção sexual e alterações na libido, assim como ginecomastia, retenção de líquidos e queda de cabelo.
A DHT (dihidrotestosterona) é o hormônio mais associada a este processo de calvície, por isso que os esteróides que podem metabolizar em DHT, como, por exemplo, um dos mais utilizados da testosterona são mais propensas a produzir essa perda e, por regra geral, altas doses de qualquer preparação podem facilitá-la em pessoas suscetíveis.

Imagem relacionada

Você pode cancelar a alopecia causada por esteróides anabolizantes com Finasteride?
Embora se comentou a possibilidade de usar inibidores da DHT como o hair loss blocker anvisa para contrariar este efeito indesejado e servir como remedio para queda, a realidade é que não existem estudos específicos a respeito, já que, além disso, estes fármacos têm seus próprios efeitos colaterais e desconhece-se se é possível melhorar alguns destes efeitos entre eles.
Em suma, não recomendamos o consumo de esteróides anabolizantes em pessoas suscetíveis, por diversos fatores, a sofrer de alopecia. Além dos inúmeros efeitos colaterais que estas substâncias produzem, a calvície não pode ser neutralizada com medicamentos e o tratamento seria o transplante de cabelo

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *